Tive problemas com o autocuidado, ou a falta de, basicamente toda a minha vida. Para piorar as coisas, somos levados a acreditar que autocuidado é colocar uma máscara facial e tirar uma soneca ou ver televisão em excesso. E eu não conseguia imaginar ser capaz de respirar e diminuir o ritmo, não sem perder todas as coisas que eu poderia estar fazendo, como estudar ou malhar. Mas quando eu bebia muito na noite anterior, acordava com tanta ressaca que era forçada a isso, descansando o dia inteiro na minha cama assistindo programas de TV no meu telefone. E por muito tempo, eu pensei que era autocuidado, então eu até colocava uma máscara no rosto e comia frutas vermelhas. Tirar um dia de folga também me faria sentir melhor, então demorei muito para perceber que beber era o maior prejuízo para o autocuidado, porque estava levando ao que eu presumia que fosse o autocuidado.

Pode parecer óbvio para você, mas naquela época, eu não sabia que meus hábitos de beber eram o problema. Continuei bebendo e me perguntando por que precisava me agarrar desesperadamente aos poucos momentos de produtividade que tinha fora dos dias de ressaca. Quando eu estava sóbrio, de repente eu tinha muito tempo em minhas mãos e isso me deu espaço para realmente pensar sobre o que significa autocuidado e não se trata apenas de parar um momento.

Então, o que é autocuidado?

Por definição, autocuidado é: a prática de agir para preservar ou melhorar a própria saúde ou a prática de ter um papel ativo na proteção do próprio bem-estar e felicidade, em particular durante períodos de estresse.

Observe como isso não especifica o que eu pensava que o autocuidado era antes? Nenhuma menção a uma máscara facial ou alimentação saudável por apenas um dia, tudo se resumia a fazer escolhas saudáveis ​​a longo prazo. Não quer dizer que você não pode incluir cuidados com a clínica de internação para alcoólatras em sua vida ou rotina como autocuidado, simplesmente não pode ser a única coisa que você faz.

O autocuidado, especialmente para sua saúde mental, tem a ver com cultivar hábitos que agregam valor à sua vida e remover ou alterar aqueles que não o fazem.

E ei, se você está sóbrio recentemente, você removeu um dos piores hábitos para sua saúde mental e física – o álcool!

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Como pode ser o autocuidado

O artigo de Psychology Today sobre autocuidado 101 tem a melhor ideia – não é apenas um estado de descompressão depois de um longo dia, é durante todo o dia. E muitos outros lugares têm boas ideias de práticas de autocuidado do dia a dia, como:

Dormindo o suficiente

Ter uma alimentação saudável

Menos tempo de tela

Exercício

Embora o autocuidado possa variar de pessoa para pessoa, os passos acima funcionam para todos e a sobriedade torna todos muito mais fáceis de alcançar. Nos primeiros meses de sobriedade, você descobrirá que consegue dormir mais profundamente, fazer escolhas melhores com relação à comida e até mesmo encontrar tempo para se exercitar.

Mas não se trata apenas de cuidar do seu corpo físico, é tudo sobre se conectar a si mesmo mental e espiritualmente.

Como é o autocuidado para mim

Eu trabalho duro todos os dias para alcançar o lado físico do autocuidado porque, honestamente, é muito mais fácil do que o mental. Um grande benefício da sobriedade é que, depois que fiquei sóbrio, comecei a me preocupar mais com o que e com quem me cercava. Alguns dos maiores saltos para melhorar o autocuidado aconteceram durante meu primeiro ano e não perdi nada que removi desde então.

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Embora o autocuidado mental possa ser diferente para cada pessoa, trata-se de moldar sua mentalidade em relação às pessoas e ao pensamento negativo. Alguns exemplos de coisas que mudei desde que fiquei sóbrio para cuidar ainda melhor de mim são:

Praticando limites – melhorei em dizer “não” com mais frequência e aprendi a me defender melhor, especialmente em torno da minha família.

Estar confortável sozinho – Depois que a sobriedade me devolveu várias horas no meu dia, isso é algo que eu luto, mas fica melhor a cada dia.

Manter meu espaço de trabalho limpo – se meu escritório estiver desordenado, meu humor cai, então tento arrumar as coisas no meu escritório diariamente.

Aceitar que nem todo dia será produtivo – Mais tempo é igual a mais culpa. Se eu jogo o dia todo, tento ver o lado positivo disso e entendo que não jogo todos os dias, então uma pausa é totalmente aceitável.

Para outros, pode ser dizer “sim” com mais frequência se você achar que está sempre dizendo “não”. Ou você pode se sentir muito confortável sozinho e quiser se socializar um pouco mais. É importante realmente se conhecer e o que traria valor para sua vida.

Pensamentos finais

O autocuidado durante a sobriedade pode ser uma coisa maravilhosa para se reconectar consigo mesmo. Se você fosse como eu e se cercasse de álcool, removê-lo de sua vida pode fazer com que você tenha perdido um pouco de sua identidade.

Mas com o passar do tempo, você descobrirá que se entende muito melhor sem um depressivo. Nós, como seres humanos, estamos sempre em um estado de mudança, e aprender as práticas de autocuidado que funcionam melhor para você irá ajudá-lo a se transformar na pessoa que você quer ser, ou realmente, a pessoa que você deveria ser.

E não faz mal incluir um dia de spa com uma máscara facial.